Quem Somos

Expressão da presença da Igreja no mundo – e mais especificamente no mundo da cultura e da Universidade – a Pastoral Universitária, na variedade das suas expressões tende a promover e dinamizar tudo o que serve à realização do diálogo e da síntese entre a fé e a cultura. Está junto da comunidade académica procurando facilitar esta experiência com todos – docentes, discentes e funcionários – aí presentes.

Na Diocese do Porto é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária e tem a sua sede no Centro In Manus Tuas – CIMT (Rua do Breiner, 401), onde, de segunda a quinta-feira, das 15h30 às 19h30 e às sextas-feiras, das 10h às 12h, está sempre alguém disponível para atendimento.Estudantes, investigadores, docentes e recém-licenciados dão corpo, ano após ano, à equipa coordenadora, actualmente sob a responsabilidade do P. José Pedro Azevedo.

Capelanias, Centros, Organismos e Movimentos como as Capelanias da Universidade Católica e da Universidade Lusíada, a Pastoral Universitária Porto – Saúde (PUPSaúde), o Centro de Reflexão e Encontro Inácio de Loiola (CREU-IL), a Fraternidade Verbum Dei, o Colégio Universitário da Boavista e o Rampa Clube, o Movimento Católico de Estudantes e o Movimento dos Focolares – reunidos num regular Conselho Diocesano de Pastoral Universitária – são presença e expressão da Pastoral Universitária na Academia do Porto, a que se juntam ainda os Lares Universitários.

À crescente mobilidade do meio universitário e de ensino superior em geral tenta responder também a Igreja em Portugal (através do SNPES – Serviço Nacional de Pastoral do Ensino Superior) e na Europa.

css.php